Translate

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O olho que tudo vê.


Oi meninas....
O post de hoje nasceu de uma forma inusitada. Deve ter uns 3 anos que eu estou a fim de comprar uma pulseira com pingente de olho grego. Procurava e não achava. Encontrava apenas o pingente para colocar no cordão, mas nada de pulseira. 
No ano passado, a Tereza Cristina, da novela Fina Estampa, ostentou ao longo de todo o folhetim  meu objeto de desejo. Confesso que após a novela ficou mais fácil de se achar o mimo, mas os pingentes que tenho achado por ai, além de toscos são caros. A pulseira da Rainha do Nilo (Saudades do Crô...), era simples e linda.
A filha de Osíris e seu olho grego.


Enquanto eu não acho a minha resolvi fazer uma pesquisa para saber o significado deste adorno. Achei tão interessante que resolvi postar aqui no Blog.
Quero deixar bem claro, antes que alguém reclame, que este não é um post sobre religião. É uma curiosidade. Podemos até dizer que é um post cultural, já que retrata os hábitos/tradições/crenças/costumes de um povo (sociedade). Esse post não tem a intenção de ferir a religião de ninguém e sim de informar.

O que é o olho grego:


Olho grego é um talismã contra a inveja e o mau-olhado, é também conhecido como um símbolo da sorte e funciona contra energias negativas. O olho grego é muito utilizado como pingentes em pulseiras e correntes, além de tatuagens.


Acredita-se que o olho grego tem o poder de absorver energias negativas, além de proteger a pessoa da inveja. Normalmente, o olho grego é feito de vidro, com a cor azul, pois acredita-se que o mau-olhado tem essa cor, portanto seria mais eficiente em não atraí-lo. Caso o olho se quebre, ele deve ser jogado fora e substituído por um novo.


O olho também pode simbolizar o olhar de Deus que ilumina e protege as pessoas, além de transmitir a paz. Também conhecido como o Olho que Tudo Vê, o olho turco – um único olho humano cercado por feixes de luz – é símbolo do poder observador e protetor de um Ser Supremo.
 
O amuleto é muito comum na Turquia. Você pode encontrá-lo em todo o país: as mulheres o usam em pulseiras, brincos, colares; os turcos dependuram o amuleto na casa, escritório e também no carro. Até os bebês o usam ! Há diversos tamanhos mas a forma é geralmente aredondada.


Mas o que esta atrás desta superstição turca ? Era uma vez ... havia uma rocha no mar que nem com a força de cem homens e muita dinamite podia ser removida ou rachada. Havia também um homem nesta cidade que era conhecido por ter muito "olho gordo". Depois de muitos esforços, trouxeram o homem à rocha. O homem olhou a rocha e disse "Meu Deus! Que rocha enorme !" No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços.

Fonte: Pesquisa em diversos sites.

O pior é que existe gente assim.......
Beijocas!









2 comentários:

  1. Adorei. Adoro saber destas curiosidades. E já que você gosta desta pedra, tente fazer a unha do meu blog. Fiz o olho grego num adesivo (daqueles caseiros). Vai ficar lindo para combinar com sua pulseira. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar, mas acho que não sou tão habilidosa quanto vc. Bjus

      Excluir

Vai, me conta o quê você achou?

Pesquisar este blog