Translate

domingo, 4 de maio de 2014

Guia para iniciantes, como eu, da culinária Japonesa.





女の子、こんにちは!Já deu pra perceber que o post de hoje tem uma pegada nipônica, né?!  Talvez, para algumas de vocês, esse seja um post sem a menor importância, mas acreditem para quem está começando a flertar com as delícias orientais, esse post é uma mão na roda!

Há mais o menos um ano, eu comecei a me encantar com a comida japonesa. As minhas primeiras experiências na verdade, são um pouco mais antigas. The first time, que comi um sushi, em meados de 2005, foi em uma formatura e gente, não foi legal não! O primeiro dos meus erros foi não molhar o bolinho de arroz no Shoyo, e como era em uma formatura aquele bolinho deveria estar rolando ali há algum tempo... Na boa, parecia um Wiskas sabor peixe, molenga! Horroroso!!! A minha segunda tentativa foi anos depois em um restaurante, como meu marido. A gente pediu um combinado pequeno, nesta altura do campeonato eu já conhecia a utilidade do Shoyo e foi menos pior, mas eu me encantei por um montinho verde pistache no canto da travessa. Parti no meio e comi essa metade..... Pra NUNCA MAIS NA MINHA VIDA!!!!  Até que no ano passado em um almoço de família, em um rodízio de culinária Brasileira,  vi que tinha uma parte com uns rolinhos de comida japonesa empanados que adorei!

Depois, ao longo dos dias, eu sentia uma vontade de comer aquilo novamente, mas eu não fazia ideia do nome.... Catei um amigo que gosta desse tipo de comida e fomos ao Koni. Eu não sabia o que pedir, e ele como bom ariano, sem um pingo de paciência em me explicar o quê era o quê. Pedi o cardápio, que nada adiantou, apesar de ser em português o troço era tão confuso quanto japonês! Daí comi o que o meu amigo escolheu para mim e fui pra casa pesquisar para não pagar mais mico. Confesso que não consegui comer tudo, tinha muito peixe cru e aquilo é velocidade número 6 do Créu!

Daí surgiu a ideia de fazer este post, reunir aqui as informações básicas para quem não entende nada do cardápio japonês, mas está cheio de vontade de cair dentro! Meninas, não sou especialista no assunto, mas já consigo me virar. Se estiver alguma coisa errada, por favor me corrijam, valeu?!

Sushi





Teoricamente, é todo bolinho de arroz com algum recheio ou cobertura, que pode ser: salmão, camarão, pele de salmão grelhada (Sushi skin), manga, cream cheese, pepino, atum, polvo....




 Esse skin é um sushi, que tem como cobertura a pele do salmão grelhada. Uma boa opção para quem não tem coragem de encarar peixe cru.


Geralmente, nos cardápios você vai encontrar como sushi esse tipo de bolinho, o montinho de arroz coberto com uma lâmina de peixe, camarão, atum....




Hot Philadelphia

Agora, os enroladinhos com arroz, alga ou acelga, e algum dos recheios\coberturas à cima é chamado de Makimono. Um Makimono pode ser frio ou quente, os quentes são fritos e é nessa galera que se encontra o sushi mais amado pela grande maioria: O Hot philadefia, que nada mais é que um enroladinho de arroz, recheado com salmão, cebolinha e cream cheese da marca Philadelfia, empanados e fritos! Hummmm, delícia!


Temaki





Podemos dizer que um Temaki é um sushi extra grande! É o mesmo esqueminha: arroz, recheio ( Que pode ser frio ou quente) e alga., a mais usada é alga conhecida como Gari Os Temakis são enrolados em forma de cone.


Harumaki







É o famoso rolinho primavera. Geralmente é servido como entrada, e o recheio pode ser de qualquer sabor. Na verdade Harumaki é a massinha fina e crocante que envolve os rolinhos primavera. Essa massinha também pode ser usada para "empanar" um Makimono ou servir para enrolar um Temaki.


Sashimi





São filetes de peixe ou frutos do mar frescos. Eles são servidos crus, com algum molho ou condimento para temperar a iguaria.


Shoyo


Teiyaki


Raiz forte


Gengibre

Falando em Condimentos, os mais usados são os molhos Shoyo e Teriyaki, que são feitos a base de soja. O Shoyo é o mais famoso e é beeeeeeeeeeeem salgadinho, já o Teriyaki tem o sabor agridoce com consistência de caramelo, o meu preferido. Não podemos esquecer da massinha verde, aquela que eu comi de uma vez só... O nome deste tempero é raiz forte. Tem gente que chama de Wasabi, mas wasabi e raiz forte não são a mesma coisa, isto segundo esta matéria aqui. Como for... Essa massinha verde é picante pra Cassilda!!! Mas dá um borogodó nessa parada. Quando o assunto é Sashimi, outro condimento super benvindo é o gengibre, que pode ser ralado ou fatiado bem fininho ao natural ou em conserva que é chamado de Gari


Yakissoba




Esse daí é uma especialidade chinesa. Mas é o prato mais pedido nos restaurantes japoneses. Todo mundo já conhece... É um macarrão do tipo Lamem misturado com legumes e um tipo de proteína: Carne, frango, camarão, salmão.... E um molhinho bem típico.


Combinado




Os combinados são refeições completas que pode conter todos os itens a cima. Geralmente os combinados são fechados com quantidades já pré- estabelecidas pelo restaurante. Os combinados maiores são servidos em um barquinho super charmosinho.

Bem meninas, o básico é mais ou menos isso. Eu não poderia acabar esta postagem sem falar do utensílio tradicional para se comer um bom prato Japonês: O Hashi, os tão temidos pauzinhos! Aqui vai uma figura que ilustra mais como se usa o Hashi.  Girls, good luck and bon apettit!





Beijocas....

9 comentários:

Vai, me conta o quê você achou?

Pesquisar este blog